Veja o que é Jejum Intermitente e sua relação com emagrecimento

O Jejum Intermitente não é uma dieta, mas sim um “estilo de alimentação” que promete ajudar você a perder gordura.

Interessante né?

Já pensou na possibilidade de chegar ao emagrecimento sem precisar restringir o consumo de calorias? O jejum intermitente não tem o foco em calorias, mas sim nos momentos de alimentação.

 

Estratégia do Jejum Intermitente

A estratégia do jejum intermitente consiste em alternar períodos de jejum com períodos de alimentação.

Detalhe, não precisa renunciar por completo de determinados grupos alimentares. Somente deve-se seguir os períodos em que deve ficar sem ingerir alimentos.

Apesar de ter se tornado popular nos últimos anos, essa é uma prática muito antiga. Durante a idade da pedra, o homem ficava muitas horas de jejum até obter alimento da caça. Resistir a esses períodos foi determinante para a sobrevivência.

Tanto que a pratica do jejum intermitente tem sido relacionada com diversos benefícios para a saúde. Além do emagrecimento, pois faz com que o corpo utilize os estoques de gordura como energia, várias outras coisas ocorrem dentro do organismo.

Todas essas mudanças que ocorrem no corpo ao jejuar culminam na redução de problemas cardiovasculares e da melhora da saúde como um todo.

 

Conheça os Benefícios

  • Redução dos níveis de glicemia e insulina;
  • Redução da gordura abdominal;
  • Maior secreção do hormônio do crescimento (GH);
  • Redução da inflamação;
  • Redução dos riscos de problemas cardiovasculares (redução do colesterol e controle da pressão arterial), Obesidade, Diabetes tipo 2 e doenças neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson);
  • Aumento da expectativa de vida.

 

Conheça as Desvantagens 

Uma das principais desvantagens desse estilo de alimentação é a adaptação, pois para alguns se torna muito difícil.

Outro ponto é que pessoas que fazem jejum sem acompanhamento adequado pode exagerar nos períodos, e também não se alimentar com os nutrientes necessários. Isso pode levar a problemas de desnutrição, hipoglicemia, fraqueza, desidratação, entre outros.

Vale ressaltar que o Jejum Intermitente não é aconselhado para alguns grupos: mulheres grávidas e que estão amamentando, idosos, crianças, adolescentes e portadores de doenças crônicas.

 

Como o Jejum Intermitente emagrece?

 

Emagrecimento 1 - Veja o que é Jejum Intermitente e sua relação com emagrecimento

 

Emagrecimento é o motivo principal pela qual as pessoas começam a fazer o jejum intermitente. 

Ao jejuar, você acaba fazendo menos refeições, uma vez que sua janela de alimentação, ou seja, os períodos em que você pode comer, são menores. Porém, deve-se cuidar para não exagerar durantes essas janelas. Comer demais não trará resultados, uma vez que a proposta é justamente comer menos e com melhor qualidade de nutrientes.

Mas o que leva à redução de peso no jejum intermitente são as alterações hormonais no seu corpo durante o período de jejum.

Durante o jejum, os níveis do hormônio do crescimento têm um pico, fato que traz benefícios para a queima de gordura e ganho de massa muscular.

A sensibilidade à insulina também melhora. Assim, os níveis de insulina no sangue ficam mais baixos, permitindo que a gordura armazenada fique disponível para ser queimada.

Outro hormônio que auxilia na queima da gordura é a noradrenalina que também é liberada nesses períodos.

Somente essas mudanças hormonais dos jejuns podem aumentar o metabolismo em 3 -14%.

 

Métodos mais comuns

Existem diversos métodos de jejum intermitente que pedem mais ou menos horas de jejum. Assim, você pode optar pelo método que mais lhe agrada.

O tipo mais comum são os jejuns de 12 horas ou 16 horas, que incluem as horas de sono em que naturalmente já fazemos períodos de jejum. Assim, você só precisaria prolongar um pouco mais essas horas de jejum, ficando, por exemplo, das 20h da noite até às 8h da manhã sem se alimentar, ou até o meio-dia.

Outro método é o Eat-Stop-Eat, ou come – para – come, envolve jejuns de 24 horas, uma ou duas vezes por semana.

Para segui-lo é simples, basta jantar hoje e não comer mais nada até a hora de jantar do dia seguinte. Ou conforme você achar melhor.

Como jejuar por 24 horas costuma ser difícil para a maioria das pessoas, o ideal é começar devagar e ir aumentando o tempo de jejum.

Durante as horas de jejum, está liberado o consumo de água ou outra bebida não calórica, como chá e café sem açúcar.

 

Jejum Intermitente - Veja o que é Jejum Intermitente e sua relação com emagrecimento

 

Conclusão

Como pode perceber o Jejum Intermitente não é tão simples assim. Antes de optar por alguma das modalidades é importante conversar com um especialista para indicar o melhor para você. Pode ser um nutrólogo, endocrinologista ou nutricionista, que farão exames e indicarão o melhor para sua saúde.

Essa organização das refeições durante o dia possibilita alcançar bons resultados, desde melhor aproveitamento de nutrientes, redução da gordura e até impactar no ganho de massa muscular.

Atenção: como dito anteriormente, é muito importante uma alimentação adequada nas janelas de alimentação e um acompanhamento profissional especializado, para evitar danos a sua saúde.

 

E aí, o que achou?

O Jejum Intermitente é para você?

 

Comente, compartilhe com quem se interessa pelo assunto!

 

Siga no Instagram: @proxton.saúde.emagrecimento

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/proxton/

 

Até mais!!

Rita- Proxton.

 

Banner 1 Dieta 21 dias para post - Veja o que é Jejum Intermitente e sua relação com emagrecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *