A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que leva a maiores pressões dentro dos vasos sanguíneos. Ou seja, ocorre devido a um estreitamento das artérias, que passam a oferecer maior resistência para a passagem do sangue.
O controle da hipertensão requer, em muitos casos tratamento medicamentoso, e também medidas não medicamentosas, como mudança no estilo de vida.
Conteúdo
Panorama da Hipertensão no Brasil
Conforme a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença é muito muito comum. Chega a acometer uma em cada quatro pessoas adultas. Assim sendo a estimativa é que atinja, em torno de no mínimo, 25 % da população brasileira adulta. Pode chegar a mais de 50% após os 60 anos. Está presente em 5% das crianças e adolescentes aqui do Brasil.
As doenças cardiovasculares são maior causa de mortes no Brasil. Muitas delas acontecem em decorrência da hipertensão, tais como o acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, entre outras.
Conforme informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a Hipertensão, é responsável por 80% dos derrames, 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Reforçam também que as graves consequências da Hipertensão podem ser evitadas, desde que os acometidos tenham conhecimento de sua condição e consigam se manter no tratamento adequado e com a pressão controlada.
Nesse artigo veremos a importância da alimentação no controle da Pressão Arterial.
Entre as causas mais comuns estão:
- A hereditariedade;
- O tabagismo;
- O estresse;
- O colesterol alto;
- Diabetes;
- Sedentarismo;
- Consumo de bebidas alcoólicas.
A má alimentação favorece o surgimento precoce da hipertensão arterial.
O consumo excessivo de sal, gorduras, carboidratos, bem como a falta de alguns nutrientes são fatores que influenciam negativamente na saúde.
Por outro lado, uma alimentação equilibrada pode ser benéfica no controle da hipertensão.
Alimentos que devem ser evitados na hipertensão
Mesmo não tendo cura, a hipertensão arterial pode ser controlada com simples mudanças no estilo de vida, como controle da alimentação, do peso e a inclusão de atividades físicas em seu dia a dia.
Leitura Sugerida:
“Benefícios da Atividade Física para Saúde”
O tratamento não medicamentoso para hipertensão é recomendado em todos os estágios da doença, podendo ou não estar associado ao tratamento medicamentoso.
Quando falamos em uma dieta para hipertensão é importante controlar o consumo de sódio. Para isso, se recomenda evitar o uso de sal durante o preparo das refeições, que pode ser facilmente substituído por ervas, especiarias, vinagre e limão, bem como o saleiro à mesa.
Deve-se evitar também o consumo de alimentos industrializados, uma vez que são ricos em sódio, tais como:
- Embutidos
- Conservas e enlatados
- Alimentos defumados
- Salgadinhos
- Alguns queijos como parmesão, roquefort, cheddar, provolone;
- Molhos e temperos prontos
- Sopas industrializadas
- Margarina e manteiga com sal
Nutrientes que ajudam no controle da hipertensão
Muitas doenças crônicas, como a hipertensão arterial podem ser prevenidas e controladas com o consumo diário de alimentos ricos em nutrientes essenciais.
No caso da hipertensão, a inclusão de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação são de extrema importância para ela seja melhorada.
Cálcio
Os níveis de cálcio no organismo precisam estar em equilíbrio. Esse nutriente auxilia na contração muscular e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, consequentemente, reduz a pressão arterial.
São fontes de cálcio:
- Gergelim
- Semente de girassol
- Folhas verdes escuras
- Leite e derivados
Potássio
O equilíbrio entre os níveis de sódio e o potássio e mostraram importantes para a redução da pressão arterial.
São fontes de potássio:
- Banana
- Semente de melão
- Linhaça
- Laranja
- Batata
- Tomate
- Feijão
Magnésio
Esse nutriente possui efeito vasodilatador, uma vez que ativa óxido nítrico, relaxando os vasos sanguíneos.
São fontes de magnésio:
- Nozes
- Amêndoas
- Cereais Integrais
- Frutos do mar
- Vegetais verde-escuros
Fibras
Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis podem auxiliar no controle da hipertensão. Seja por diminuir a absorção de gordura, auxiliando na redução das taxas de colesterol, quanto reduzindo a síntese do colesterol hepático. Como consequência, reduz também a formação de placas de ateroma e melhora a pressão sanguínea.
São fontes de fibras:
- Cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral)
- Frutas
- Verduras
Ômega 3
São as chamadas gorduras “boas”, essenciais para o organismo. Auxiliam na redução do colesterol “ruim” (LDL) e aumento do “bom” (HDL). Além disso, possui efeito vasodilatador que é importante na prevenção e controle da hipertensão.
São fontes de ômega 3:
- Peixes de águas frias (salmão, arenque, atum e sardinha)
- Sementes de chia
- Linhaça
- Azeite de oliva
>>>
Leitura Sugerida:
“Conheça agora os principais Benefícios do Ômega 3”
Alicina
Para o controle da hipertensão é necessário reduzir o sal, deste modo, outros temperos são ótimos para dar sabor ao prato.
O alho, além de um gostoso tempero, é fonte de alicina.
Esse composto tem o poder de aumentar a elasticidade dos vasos, auxiliando na circulação e consequentemente, diminuindo a pressão arterial.
Viu quantos alimentos podem auxiliar a controlar a Pressão arterial?
>>>
Caso você tenha esse problema ou conheça alguém que tenha, comece hoje mesmo a utilizar a alimentação no auxílio. Essa medida vai contribuir e muito com o tratamento medicamentoso. Não deixe também de avaliar o início de uma atividade física.
>>>
Vamos dar uma forcinha para nosso corpo?
>>>
Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos, parentes ou conhecidos, podem estar precisando dessas informações!!
>>>
Siga no Instagram: @proxton.saude.emagrecimento
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/proxton/
>>>
Até a próxima!
Rita- Proxton.
Permalink