..
Conteúdo
O que é Depressão?
A Depressão é uma doença psicológica que provoca entre outros sintomas uma tristeza profunda, falta de ânimo, desinteresse generalizado.
Segundo o Ministério da Saúde (MS) a Depressão é um problema médico grave e muito prevalente na população em geral. Conforme estudo epidemiológico a prevalência ao longo da vida, no Brasil, está em torno de 15,5%.
Conforme a Organização Mundial a Saúde (OMS) a Depressão:
ocupa o 1º lugar (11,9%) considerando o tempo vivido com incapacitação ao longo da vida; e a 4,4% dos ônus acarretados por todas as doenças durante a vida, correspondendo ao 4º lugar entre as principais causas de ônus.
A Depressão é um dos problemas de saúde mental mais comuns no mundo, tanto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) a considera como o “Mal do Século”.
Pessoas que sofrem de Depressão apresentam uma tristeza profunda, perda de prazer em coisas que antes faziam bem, oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas e até atos suicidas.
A doença é tratável e deve ser feito por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico conforme cada caso.
Tristeza x Depressão
Não se deve confundir Tristeza com Depressão. A Tristeza ocorre por algum motivo, onde a pessoa sofre tentando assimilar e pensando repetidamente da razão dessa tristeza. Geralmente esse quadro de tristeza não dura mais do que quinze a vinte dias.
Já a depressão gera uma sensação de tristeza profunda, muitas vezes sem motivo aparente. A pessoa perde o interesse pelas coisas. Até mesmo se algo maravilhoso acontecer, ela continuará triste.
A depressão, quando se instala e não for tratada, pode piorar. A pessoa deprimida pode ter pensamentos suicidas e permanece em um quadro de tristeza profunda por semanas.
Sintomas da Depressão
-
Tristeza profunda
-
Mudanças de humor
-
Ansiedade e angústia
-
Irritabilidade
-
Desânimo, desinteresse, falta de motivação e apatia
-
Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas
-
Sentimentos de medo, insegurança, vazio
-
Pessimismo, culpa, fracasso, baixa autoestima
-
Pensamentos suicidas ou até mesmo tentativa de suicídio
-
Dificuldade de concentração, raciocínio
-
Diminuição do desempenho sexual e da libido
-
Perda ou aumento do apetite e do peso;
-
Insônia ou aumento do sono
Além disso, a pessoa pode apresentar sintomas físicos sem causas aparentes, como:
-
Dores de barriga
-
Má digestão
-
Azia
-
Constipação
-
Flatulência
-
Diarreia
-
Tensão na nuca e nos ombros
-
Dores de cabeça
-
Dores no corpo
-
Pressão no peito.
O que causa a Depressão?
Há evidências de que a depressão seja causada por alterações químicas no cérebro, principalmente com relação aos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, a dopamina. Conforme o MS esses neurotransmissores são envolvidos na regulação da atividade motora, do sono, do apetite, assim como do humor.
Estudos realizados com famílias indicam a possibilidade de um componente genético, o MS traz a estimativa de representação de 40% desse componente a suscetibilidade para desenvolver a doença.
Dessa forma, os fatores psicológicos e sociais podem ser na verdade a consequência da doença em pessoas com predisposição.
Fatores de Risco para Depressão
A Depressão pode ser multifatorial. Abaixo estão listados os principais fatores de risco para Depressão de acordo com MS:
- Histórico familiar
- Transtornos psiquiátricos
- Estresse
- Ansiedade
- Disfunção Hormonal
- Dependência química de álcool e drogas
- Traumas psicológicos
- Doenças crônicas
- Conflitos
- Mudança de condições financeiras e relacionada a emprego de desemprego
Prevenção da Depressão
Essa doença pode ocorrer em qualquer fase da vida e pode ser despertada por circunstâncias diversas na vida do indivíduo que tem uma predisposição genética. Por isso, a melhor forma de prevenir a Depressão é cuidando da saúde da mente e do corpo.
Sempre reserve um tempo para momentos de lazer e fazer coisas que gerem prazer. Seja passar um tempo ao ar livre, visitar os amigos, ir ao cinema.
Ter uma rotina mais leve, alternando momentos de lazer com as obrigações nos traz mais qualidade de vida. Uma vez que evitamos a sensação de desperdício da vida.
Pratique atividades físicas regulares, isso ajuda a controlar o estresse e promovem a sensação de bem-estar.
Leitura Recomendada: Benefícios da Atividade Física para a Saúde
Cuide também da alimentação. Alimentos como o chocolate amargo, abacate, azeite de oliva, carnes magras, nozes, castanhas, legumes e verduras colaboram com a produção de serotonina, dopamina e endorfina, favorecendo a prevenção da doença.
Leitura Recomendada: Vida Saudável: 9 Hábitos Simples para começar hoje mesmo
Tratamento da Depressão
A depressão é uma doença e precisa ser tratada. O tratamento é essencialmente medicamentoso, podendo estar acompanhado da psicoterapia.
De acordo com O MS a escolha do medicamento antidepressivo é feita de acordo com o subtipo da Depressão, antecedentes pessoais e familiares, levando em consideração a boa resposta a uma determinada classe de antidepressivos já utilizada, assim como na presença de doenças clínicas e nas características dos antidepressivos. Relacionam que de 90-95% dos pacientes apresentam remissão total com o tratamento.
Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis que auxiliam a regularizar os neurotransmissores. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essas medicações não deixam a pessoa eufórica, não incapacita ou entorpece o paciente.
A psicoterapia pode ajudar o paciente a resolver conflitos e na reestruturação psicológica do indivíduo.
A importância da adesão ao tratamento é fundamental, uma vez que se interrompido por conta própria ou realizado de forma inadequada pode aumentar significativamente o risco de cronificação da doença e instabilidade.
Conclusão
Como vimos a depressão pode ser de causa multifatorial, assim como o seu combate também é. Dessa forma ter boa qualidade de vida sem deixar de levar em consideração o bem estar físico e mental é muito importante. Caso conheça alguém nessas condições auxilie no enfrentamento através de orientações e apoio, pois essa atitude faz grande diferença.
Infelizmente, ainda nos dias de hoje tem pessoas que não encaram a depressão como uma doença que de fato é, e estigmatizar isso pode trazer consequências graves.
Deixe suas dúvidas nos comentários, compartilhe essa informações com quem precisa!
Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/proxton
Siga no Instagram @proxton.saude.emagrecimento
Até a próxima 🙂 !
Rita- Proxton.