A Vitamina D é indispensável para a saúde e para o correto funcionamento do organismo.
Nesse artigo você conhecerá as principais características e benefícios da Vitamina D, onde encontrá-la e o que a sua deficiência pode provocar.
Conteúdo
Detalhes da Vitamina D
.
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura.
.
Pode ser obtida de forma exógena através da alimentação ou por síntese endógena a partir do colesterol quando sintetizado pela incidência dos raios UVB sobre a pele.
.
Cerca de 80 a 90% do total de vitamina D é sintetizada pelo organismo a partir do colesterol. Porém, só é ativada por meio da exposição ao sol, mais especificamente a radiação ultravioleta B (UVB).
.
Sendo assim, o ideal seria se expor ao sol com regularidade, porém, mesmo o Brasil sendo um país com alta incidência de raios solares durante todo o ano, não é isso que acontece.
.
Dificilmente nos expomos ao sol diretamente e quando o fazemos, usamos protetor solar. Apesar de necessário para prevenir câncer de pele, o protetor evita que a vitamina D seja ativada. Como resultado, casos de deficiência de vitamina D são comuns.
..
A importância da Vitamina D
.
Um dos benefícios da vitamina D mais conhecido é a proteção óssea. Níveis adequados de vitamina D são essenciais para manter ossos e dentes fortes.
.
A vitamina D participa do metabolismo dos íons de cálcio e fósforo. Isso ocorre ao melhorar a absorção de cálcio pelo intestino, bem como sua reabsorção renal e sua fixação nos ossos e dentes mantendo-os fortes e saudáveis. Ou seja, essa vitamina se mostra essencial na fortificação de dentes e ossos e na prevenção da osteoporose.
.
A vitamina D também atua sobre a qualidade de vida e bem-estar, pois mantém o equilíbrio do organismo, seus órgãos e células.
.
Dentre as funções da vitamina D podemos citar:
- a melhora do raciocínio e memória;
- prevenção de doenças cardíacas;
- diminuição da pressão arterial;
- estimulação da produção adequada de hormônios;
- auxilio no controle da glicose;
- auxilio na perda de peso.
..
Principais benefícios da vitamina D
..
.
-
Aumenta a absorção de cálcio e fósforo;
-
Fortalece ossos e dentes;
-
Previne osteoporose;
-
Auxilia na prevenção de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão;
-
Melhora o raciocínio e memória;
-
Fortalece o sistema imunológico;
-
Melhora a saúde cardiovascular;
-
Previne o envelhecimento precoce;
-
Promove o bem-estar.
..
Leituras sugeridas:
“Alimentação para uma vida saudável”
” Conheça 10 Importantes Alimentos Detox”
..
Sintomas da deficiência de vitamina D
.
O número de pessoas com níveis insuficientes de vitamina D é alto em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 60% dos jovens e adultos apresentem deficiência desta vitamina.
.
A deficiência de vitamina D nem sempre apresenta sintomas claros, uma vez que essa substância atua em diversos processos no organismo. Desse modo, a insuficiência só é detectada ao fazer exame de sangue específico.
.
A falta de vitamina D não está só relacionada à ossos fracos e ao desenvolvimento de osteoporose ou outras doenças de composição óssea. Estudos mostram que a deficiência de vitamina D está associada ao maior risco de desenvolver diversas doenças crônicas, tais como problemas cardiovasculares, tumores e problemas imunológicos.
.
Além disso, a falta de vitamina D é capaz de provocar danos psicológicos, entre os mais comuns a depressão. Países ao norte do Hemisfério Norte, em que o tempo de incidência do sol é menor, são as que mais sofrem com a falta de vitamina D. Seus habitantes possuem um maior índice de depressão.
.
A ativação da vitamina D no organismo
.
..
Conforme falamos anteriormente, a vitamina D é sintetizada no organismo e necessita ser ativada por meio da luz solar.
.
Ao expormos nossa pele ao sol, os raios UVB iniciam no nosso organismo uma série de reações bioquímicas que culminam na obtenção de grande parte da vitamina D presente no corpo.
.
Apesar de importante para a ativação da vitamina D, não é preciso exagerar ao sol. Cerca de 10 a 20 minutos diários já são suficientes. Preferencialmente a exposição deve ocorrer em horários em que a incidência solar está mais amena, ou seja antes das 10h da manhã ou após às 16h. Esse período de horário é mais benéfico uma vez que o filtro solar impede a ativação da vitamina D.
.
Um bloqueador solar com fator maior que 8 já é capaz de inibir a ativação da vitamina D.
.
Dessa forma, continue passando filtro solar no rosto, uma vez que esta é a região mais exposta ao longo da vida, e deixe os braços expostos diretamente ao sol por 10 a 20 minutos diários que já ajuda na síntese da vitamina.
.
A maior conscientização da população em relação aos riscos de câncer de pele faz que que fiquem menos tempo em exposição ao sol, além de usarem o protetor solar com elevado fator de proteção frequentemente.
.
A cor da pele também é um fator que influencia. A melanina, presente e cores de pele mais escuras, protege contra os raios UV-A e UV-B, sendo necessária maior exposição ao sol.
.
Caso você tenha histórico de câncer de pele ou pele muito sensível converse com seu médico sobre exposição solar e indicação de tempo específico para você.
..
Alimentos fonte de Vitamina D
.
A exposição solar é responsável pela síntese da vitamina D, mas podemos obtê-la, por exemplo, através dos alimentos e suplementos.
.
As principais formas encontradas na natureza são o colecalciferol (vitamina D3) e ergocalciferol (vitamina D2). Porém, são poucos os alimentos que contêm quantidades expressivas. É justamente por esse fator que fontes alimentares correspondem apenas 10 a 20% da dose diária necessária.
.
Dessa forma, a suplementação pode ser necessária em casos de falta de exposição solar ou restrição alimentar. A vitamina D pode ser encontrada na forma de suplementos em cápsulas ou em gotas. Uma vez que a sustância é lipofílica, deve ser tomada antes ou após as refeições para que a absorção seja ótima.
.
A quantidade de suplemento a ser tomada varia de acordo com o grau de deficiência da vitamina e a idade. A suplementação só deve ocorrer conforme uma orientação médica.
.
Na alimentação, as principais fontes de vitamina D são os peixes, sobretudo os de águas frias, tais como o salmão, atum, bacalhau e sardinha, bem como demais frutos do mar.
.
Podemos encontrar também no leite e seus derivados, como iogurte, manteiga e queijo, na gema do ovo, cogumelos, fígado e nos alimentos enriquecidos com essa vitamina.
..
Níveis sanguíneos de vitamina D
.
Confira os níveis sanguíneos de referência para vitamina D:
- Ideal: 30 – 60 ng / ml
- Insuficiente : 10 – 30 ng/ml
- Deficiência : < 10 ng/ml
..
Possíveis causas da Deficiência da Vitamina D
.
A deficiência dessa vitamina pode ser observada em pessoas com pouca exposição solar, com problemas de absorção de lipídeos ou problemas relacionados a dieta.
.
Nas crianças a deficiência dessa vitamina pode resultar no raquitismo, doença rara hoje em dia devido a fortificação dos alimentos.
.
Nos adultos pode levar a osteomalácia, condição causada pela falha na mineralização da matriz óssea. Essa condição leva a fraqueza dos ossos, sensibilidade a pressão, fraqueza nos músculos proximais e frequentes fraturas.
.
A deficiência de vitamina D nos idosos pode ser em decorrência das alterações fisiológicas e mudanças no hábito de vida, como redução da exposição solar e mudanças alimentares.
.
Em mulheres pós-menopausa, o baixo estado nutricional em relação a vitamina D pode ser responsável pela menor absorção de cálcio, assim contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose.
.
Portanto a deficiências de vitamina D, pode também ser decorrentes de algumas enfermidades, como: litogênese, colestase, doença hepática crônica, Doença de Crohn, ou insuficiência renal crônica.
..
Como anda a concentração de sua vitamina D?
.
Agora você já sabe da importância dessa vitamina, então fique de olho para evitar a insuficiência e a deficiência.
..
Compartilhe com seus amigos e familiares esse importante conteúdo!
..
Um grande abraço e até a próxima!
Rita- Proxton...
..