Conteúdo
Alimentos Orgânicos e Saúde
Você já incluiu alimentos orgânicos na sua dieta? Sabe qual a diferença para os comuns?
A preocupação com a saúde está cada vez maior. A conscientização da importância da alimentação faz com que as pessoas busquem opções mais saudáveis, e se preocupem em saber qual a procedência dos alimentos que estão ingerindo.
Essa mudança de comportamento aumenta a discussão sobre o uso indiscriminado de substâncias nocivas à saúde na agricultura, tais como agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes químicos.
Ao mesmo tempo, propiciou o desenvolvimento de novas técnicas de produção: os alimentos orgânicos, que além de fazerem bem para a sua saúde, também contribuem com o meio ambiente.
Alimentos Orgânicos x Alimentos Convencionais
Ao contrário dos alimentos convencionais, os produtos orgânicos visam a qualidade do alimento.
Eles são produzidos com técnicas específicas, que respeitam o meio ambiente e não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.
Ou seja, eles são obtidos da forma mais natural. Justamente por isso são mais saudáveis, saborosos e nutritivos.
Essa técnica utilizada na produção de alimentos orgânicos é extremamente benéfica, principalmente se levarmos em conta que o Brasil é o campeão mundial em uso de agrotóxicos.
Muitos agrotóxicos que inclusive já foram proibidos em outros países, ainda são utilizados na técnica convencional de produção de alimentos.
Os alimentos contaminados com agrotóxicos, além de diminuir a qualidade, põem em risco tanto a vida do consumidor quanto a do agricultor e o meio ambiente.
Leitura recomendada: “Conheça 10 importantes Alimentos Detox”
Os alimentos Detox auxiliam na eliminação das toxinas e diversas outras substâncias nocivas. Substâncias essas, que entram no nosso organismo, seja pelo ar que respiramos estar poluído, como também por alimentos ingeridos cheios de agrotóxicos.
Alimentos orgânicos: o preço que vale a pena pagar
Os alimentos orgânicos começaram a ser comercializados em “Feiras Orgânicas” ou “Feiras Verdes”, as quais vendem exclusivamente produtos orgânicos. Porém, já é comum encontrar esses alimentos em feiras comuns e supermercados.
Quanto ao preço, geralmente esses alimentos são um pouco mais caros que os convencionais. Isso se deve, entre outros fatores, à menor área de produção e ao custo de mão de obra. A mão de obra desses alimentos pode ser até 40% mais cara que a agricultura tradicional.
Essa produção se torna a base financeira de milhares de pequenos agricultores que se dedicam em fornecer alimentos de qualidade para a população.
Se olharmos mais a fundo, veremos que os alimentos orgânicos se pagam nos seus benefícios.
Por serem livres de produtos químicos, eles são mais nutritivos, saudáveis e gostosos.
Os aditivos químicos, além de serem prejudiciais à saúde, também podem alterar o sabor dos alimentos. Os orgânicos tendem a ser mais frescos e com um sabor diferente, mais natural.
Benefícios dos alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos e a saúde estão interligados. Além de serem benéficos para a saúde humana, também respeitam o meio ambiente e auxiliam na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
Veja alguns benefícios dos alimentos orgânicos:
-
Mais saudáveis: Como são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, que são todos produtos tóxicos, esses alimentos são opções mais saudáveis.
-
Mais saborosos e nutritivos: A ausência outras substâncias faz com que os alimentos orgânicos sejam mais frescos e saborosos, conservando o sabor natural.
A concentração de nutrientes também é maior, chegando a ter um valor nutricional 20 vezes maior do que alimentos comuns.
-
Menor poluição ambiental: A produção orgânica respeita o meio ambiente, evitando assim, a contaminação de solo, água e vegetação.
Já a agricultura convencional, como utiliza muito agrotóxico, pode poluir o solo. Esses produtos químicos poderem ser levados pela água da chuva e ventos, prejudicando tanto o local de utilização, quanto locais distantes.
-
Conservação do solo: Mais do que não usar agrotóxicos, a produção orgânica visa à conservação da fertilidade do solo. Para isso utiliza da prática de rotação de culturas e adubação verde.
-
Melhoria da vida no campo: A agricultura orgânica valoriza a mão de obra, gerando emprego e renda para os que vivem em comunidades rurais.
Como podemos perceber, os alimentos orgânicos, apesar de serem mais caros apresentam uma qualidade superior aos convencionais.
O que você acha de dar uma passadinha em uma feira orgânica?
Compartilhe, comente, contribua para que esse conteúdo informativo possa alcançar mais pessoas!
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/proxton/
Siga no Instagram: proxton.saude.emagrecimento
Um grande Abraço!
Rita- Proxton.
Permalink