Ter uma boa alimentação é imprescindível para uma vida saudável. É através dela que nosso organismo adquire os nutrientes essenciais para realizar todas suas funções.
Uma alimentação saudável contribui para:
- melhorar o sistema imunológico;
- contribuir com qualidade de sono;
- auxiliar no funcionamento do intestino;
- proporcionar mais energia;
- aumentar a capacidade de concentração;
- auxiliar na perda ou manutenção do peso.
Basicamente, você precisa montar um cardápio equilibrado composto por macronutrientes e micronutrientes, nas suas devidas proporções.
Parece difícil, mas não é!
Os macronutrientes são aqueles que precisamos em maiores quantidades, como as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Enquanto que os micronutrientes são as vitaminas e minerais presentes nos mais diversos alimentos, como frutas, verduras, legumes, entre outros.
Embora nosso corpo necessite dos micronutrientes em menores quantidades, eles são essenciais para diversas reações no nosso organismo.
Conteúdo
Grupos alimentares essenciais para uma vida saudável:
-
Carboidratos:
os carboidratos são os pães, massas, batatas, arroz, entre outros. Têm principal função o fornecimento de energia, porém, se consumido em excesso, acaba sendo armazenado no corpo em forma de gordura.
-
Proteínas:
são a base dos tecidos corporais. As proteínas têm função construtora, sendo assim imprescindíveis para a construção dos músculos sua reparação. Peixes, ovos, carnes, são alguns exemplos.
-
Gorduras:
esqueça o mito de que todas as gorduras fazem mal. Elas são necessárias para a síntese de hormônios, transporte de vitaminas lipossolúveis, proteção térmica e física, entre outras funções. Prefira as chamadas gorduras “boas”, presentes no azeite de oliva, nos peixes de águas geladas, nas sementes oleaginosas, no abacate, entre outros.
-
Vitaminas e minerais:
presente nos mais diversos alimentos, em especial as verduras e legumes, as vitaminas e os minareis tem função reguladora. Eles são essenciais para garantir o bom funcionamento do organismo, participando de diversas reações do nosso corpo. A falta desses micronutrientes podem causar diversas condições e doenças.
-
Fibras:
para uma alimentação e vida saudável, não podemos esquecer das fibras. Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. Como elas resistem à digestão e não são absorvidas, são essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de regular a absorção de gorduras e açúcares, controlar o apetite e, assim, ajudar a emagrecer. As fibras estão presentes nas frutas, verduras, cereais e grãos.
Como alimentar-se de forma saudável?
Cuidar da alimentação e ter uma vida saudável não é nenhum bicho de sete cabeças. Uma dieta saudável não está ligada à restrições e sacrifícios e sim, equilíbrio.
As refeições devem ser variadas, justamente para oferecer todos os grupos de nutrientes que nosso organismo precisa.
Leia também: “Os 7 Alimentos que não podem faltar no cardápio da Dieta Saudável”.
Regra geral para uma alimentação Saudável:
De forma geral, a regra é: coma comida de verdade. Isso é, evite alimentos industrializados, como congelados, embutidos e processados. Esses alimentos estão cheios de substâncias que prejudicam o nosso organismo, tais como corantes, conservantes, altas quantidades de sódio e açúcares. Por isso, quanto mais natural for a comida, melhor.
Isso também vale para os temperos industrializados. Em vez disso, use e abuse dos temperos naturais como alho, cebola, gengibre, pimenta, açafrão, alecrim, coentro, orégano, manjericão, pimentas, salsinha e cebolinha, entre tantos outros. Além de deixarem os alimentos mais saborosos, aumentam o valor nutricional da preparação, uma vez que possuem poder antioxidante e anti-inflamatório.
Incluas frutas e vegetais, além de vitaminas e minerais, eles contêm fibras que melhoram a digestão.
ATENÇÃO! Não esqueça de mastigar bem os alimentos, pois assim a absorção dos nutrientes é melhor e também ajuda a promover a sensação de saciedade.
Hidrate-se bem, opte por carnes magras, azeite de oliva extravirgem, EVITE o excesso de massas, doces e açúcar.
Conclusão:
O artigo abordou de uma forma geral como deve ser a alimentação para ter uma Vida Saudável.
Lembre-se que uma vida saudável não vem somente da alimentação, mas sim de uma soma de fatores, como a prática de atividades físicas e uma vida menos com menos estresse.
Recomendo a leitura do Artigo: “Benefícios da Atividade Física para Saúde”
Espero que tenha gostado do artigo, pois saber dessas informações lhe proporcionará optar por melhores opções, para que tenha uma boa alimentação, e assim uma vida mais saudável.
Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos, contribua para que mais pessoas se despertem para o interesse em ser mais saudável!
Um grande Abraço 😀 !
Rita- Proxton.
Permalink
Permalink
Permalink
Permalink
Permalink
Permalink
Permalink